Util.Publica

Senai-PE muda data de prova de seleção para cursos gratuitos

Teste passa a ser no dia 13 de janeiro.
Candidatos reclamavam de choque com data do vestibular da UFPE


O Senai Pernambuco decidiu alterar o dia da prova de seleção para os cursos técnicos 2013. Agora, o concurso será no dia 20 de janeiro de 2013. Antes marcada para o dia 13 de janeiro, a instituição resolver mudar a data após ouvir os apelos de candidatos que também farão o vestibular da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), que acontece nos dias 13 e 14. As inscrições seguem até 9 de dezembro, pelo site da Upenet.
São oferecidas mais de 2 mil novas vagas gratuitas escolas do Recife e interior do estado, em 16 modalidades diferentes. O resultado da seleção deve sair a partir de 27 de janeiro de 2013.
As aulas estão previstas para começar no dia 4 de fevereiro (1° entrada) e 22 de julho (2° entrada). A ideia do Senai é qualificar 30 mil trabalhadores até 2015. Atualmente, os cursos mais procurados são eletromecânica e automação industrial.
Nesta edição, não há mais a exigência de idade máxima para candidatos às turmas da noite, que precisarão apenas ter concluído o ensino médio. Para as vagas da manhã e da tarde, é necessário estar cursando o 2º ou 3º ano do ensino médio em 2013 e ter entre 16 e 22 anos no ato da matrícula. A taxa de inscrição custa R$ 20, mas o Senai-PE concederá isenção do pagamento para até 10% do total de vagas ofertadas. A solicitação do benefício termina no dia 28.
Fonte: g1.globo.com/pernambuco



Os caminhos da Agamenon Magalhães

domingo, 17 de junho, 2012

Há quarenta anos nascia a principal via urbana do Recife. São sete mil metros estratégicos para ligar os diversos pontos da cidade. Ao inaugurar a primeira perimetral da capital pernambucana, o então prefeito Geraldo Magalhães queria deixar um marco de modernidade para a cidade. E deixou. A avenida se prepara para passar pela maior transformação desde que foi criada e passará a integrar o principal corredor de transporte urbano da Região Metropolitana:o Norte/Sul.
O Diario conta a história da avenida e mostra as intervenções pensadas para ela na década de 1970. Uma séria de reportagens revelará os caminhos que fazem da Agamenon o que ela é hoje e a sua importância dentro do corredor de tráfego. A avenida está prestes a receber quatro viadutos que irão mudar a concepção da circulação.
A intervenção está longe de ser uma unanimidade, mas em um ponto todos concordam: a velocidade na via irá aumentar até que a frota de veículos permita e a qualidade do serviço do transporte público seja capaz de atrair usuários do carro. As reportagens irão também abordar o olhar do motorista, do pedestre, do ciclista e do morador.
Clique aqui no Hot site - http://www.old.diariodepernambuco.com.br/hotsite/2012/agamenon/

Corredor Norte-Sul na Agamenon Magalhães tem edital lançado

quinta-feira, 29 de março, 2012

O governador Eduardo Campos e o secretário das Cidades, Danilo Cabral, lançaram o edital de licitação para a obra do corredor Norte/Sul, que sairá de Igarassu até o Recife, na primeira etapa. O corredor exclusivo de ônibus passará pela PE-15 e ao chegar na Agamenon Magalhães, na altura do shopping Tacaruna irá se dividir em dois ramais: um pela Avenida cruz Cabugá e outro pela Avenida Agamenon Magalhães. O primeiro irá até a Estação Central do metrô Recife e o segundo a Estação Joana Bezerra.
A meta é beneficiar os quase 350 mil passageiros que diariamente fazem o trajeto norte-sul. A etapa prevê obras em 4,7 km da Avenida Agamenon Magalhães, da antiga fábrica do Tacaruna até o Terminal Joana Bezerra. Os trabalhos, orçados em R$ 110 milhões, incluem a construção de um corredor exclusivo de ônibus, a pavimentação de toda a via, cinco passarelas para pedestres e nove estações climatizadas e informatizadas, com painéis fornecendo os horários das linhas.
As estações, com capacidade de até 1.200 passageiros, serão erguidas no canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães, sobre o canal, a uma distância média de 400 metros umas das outras. Os dois viadutos da Avenida João de Barros e o pontilhão de cruzamento das ruas Doutor Leopoldo Lins e Buenos Aires serão alargados.
Serão construídas cinco passarelas, quatro delas interligadas aos viadutos da Paissandu, Bandeira Filho, Rui Barbosa e Joaquim Nabuco, e uma outra ao Shopping Tacaruna, em Santo Amaro e às estações do sistema TRO (Transporte Rápido de Ônibus) que ficarão localizadas ao longo do canteiro central da Avenida Agamenon Magalhães.

fonte: http://blogs.diariodepernambuco.com.br
_________________________________

NOVOS VAGÕES COMEÇAM A SER TESTADOS PARA MELHORAR MOBILIDADE URBANA

CBTU/Metrorec

imagem da notícia

O VLT circula aos sábados, das 5h às 14h, entre as estações Cajueiro Seco e Cabo

Uma importante medida para melhorar a mobilidade urbana na Região Metropolitana do Recife, já tendo em vista a Copa das Confederações de 2013 e a Copa do Mundo de 2014 em Pernambuco, começou a operar no último sábado, dia 30 de junho. Nesse dia, teve início o funcionamento — ainda em caráter experimental — do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) no trecho de 18 km que vai da estação de Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, até o Cabo de Santo Agostinho. A princípio, os novos trens irão operar apenas aos sábados, no horário das 5h às 14h.

Depois da fase de testes, os novos vagões, que funcionam a biodiesel, irão substituir os antigos, que operam a diesel. Além da diferença no uso do combustível, os veículos novos são mais tecnológicos e possuem GPS, ar-condicionado e sistema de suspensão de ar. Outra vantagem é em relação ao tempo do percurso. Os trens a diesel gastam atualmente 32 minutos em cada trajeto e fazem 40 viagens por dia, transportando seis mil passageiros a uma velocidade máxima de 35 quilômetros por hora. Já os novos terão o tempo de viagem reduzido para 25 minutos, já que a velocidade pode chegar a até 80 quilômetros por hora. E o intervalo de saídas também será menor, diminuindo dos atuais 47 minutos para 11 minutos.

“Estamos substituindo os antigos, que eram mais pesados, por outros bem mais leves, mais econômicos e bem mais rápidos para a população, garantindo mais agilidade, conforto e economia. Esse novo modal de transporte vai atender futuramente a população da região sul que for para a Cidade da Copa, pois eles poderão descer na estação Cajueiro Seco, pegar o metrô, descer na estação Joana Bezerra, pegar outro metrô, descer na estação Cosme e Damião e pegar um ônibus para a Cidade da Copa. Tudo isso pagando apenas uma passagem”, ressalta o Gerente de Obras da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU/Metrorec), João Batista.

Nessa fase de teste, estão circulando apenas dois vagões, mas foram adquiridos sete veículos, ao todo. Segundo informações da CBTU/Metrorec, a previsão para substituição da rede é o mês de setembro deste ano. A partir de então, os novos vagões irão operar de segunda a sábado. 
fonte: http://www2.secopa.pe.gov.br

_________________________________



Guia de utilidades para uma melhor educação e convivência, pais e filhos

Criamos este guia com matérias especialmente publicadas por nossa equipe, visando colaborar, para que todos tenham uma convivência melhor entre pais e filhos, e uma educação digna de sucessos no futuro da criança, jovem ou adolescente. Confira:
Guia de utilidades para melhor educação e convivência, pais e filhos
Guia de utilidades para melhor educação e convivência, pais e filhos

_________________________________


Dicas para uma viagem tranquila

Com objetivo de reduzir os números alarmantes de acidentes no Brasil e contribuir para a conscientização no trânsito, citamos algumas dicas preparadas para que o motorista tenha uma viagem segura e tranquila. Ressaltamos ainda que estas recomendações devam ser seguidas diariamente por todos os condutores, visando sempre o maior objetivo: salvar vidas.
Dicas para uma viagem tranquila
Dicas para uma viagem tranquila

Confira as dicas de manutenção do veículo e direção segura e Importantes cuidados que devem ser tomados na direção veicular:

Economia e manutenção do veículo

Velocidade:

Um veículo a uma velocidade de 80 km/h pode ter seu consumo de combustível reduzido em até 20% se comparado a uma velocidade de 100km/h.

Calibragem:

O pneu descalibrado, além de aumentar o desgaste, também aumenta o consumo de combustível em até 5%, pois aumenta a banda de rodagem, o arrasto, a aderência e o peso, exigindo mais aceleração. Mantenha sempre seus pneus calibrados.

Peso do veículo:

Evite transportar cargas desnecessárias em seu veículo. A cada 50 kg a mais que você transporta, equivalem a 1% de aumento no consumo, seja de combustível, desgaste de suspensão, pneus e outras peças de seu veículo.

Banguela:

Na ânsia por economizar, alguns motoristas deixam o carro em ponto morto nas descidas. Nos veículos que têm injeção eletrônica, essa prática aumenta o consumo, além de sobrecarregar o sistema de freios, que não poderá contar com o freio motor para auxiliá-lo. Além disso, essa prática mantém o motor em baixa rotação, e com o vento forte no radiador, reduz a temperatura drasticamente, podendo gerar m choque térmico que provoca a queima da junta do cabeçote e trincas na carcaça.

Partida:

Dê a partida de ignição do seu veículo com o pedal da embreagem pressionado. Isso deixa o motor mais leve, economizando a bateria. Ao dar a partida de ignição no veículo acione a chave até que acendam as luzes do painel, aguarda por pelo menos 10 segundo e acione.

Lombada ou “quebra molas”:

Ao deparar com uma lombada ou quebra molas, nunca passe transversalmente (cada roda de uma vez) isso pode danificar as buchas da suspensão, amortecedores e rolamentos.

Acessórios:

Não acione partida de ignição do seu veículo com nenhum acessório ligado (lanterna, som automotivo, ar-condicionado, etc). Isso exige muito da bateria, forçando-a a um desgaste desnecessário e reduzindo a sua vida útil. Ligue seus acessórios somente com o motor do seu veículo em funcionamento.

Combustível:

Mantenha seu tanque de combustível acima de ½ sempre que possível. Com o tanque em nível baixo (reserva), além do risco de pane seca, o consumo de combustível é maior.

Direção Segura

Cuidado nas curvas:

Saber fazer curvas corretamente é fundamental para se dirigir com segurança. Calcule a velocidade necessária, freie antes de entrar na curva e pise de leve no acelerador ao fazê-la.

Condições da viagem:

Dirija sempre levando em conta as condições da via, do veículo, dos pedestres, dos outros condutores e das demais condições adversas.

Viagem diurna:

Prefira viajar de dia e planeje com antecedência o itinerário, bem como as paradas e descanso. Vale ressaltar que é importante descansar a cada 2h ou a cada 40 km.

Viagens longas:

Descanse bem antes de viajar. Viaje com quem possa revezar a direção. Interrompa a viagem a cada 2 horas, saia do veículo, caminhe e se alongue. Adote o mesmo procedimento para os acompanhantes. Não faça trajetos por mais de seis horas.

Na chuva:

Redobre a atenção, reduza a velocidade a um limite seguro, deixe o limpador de para-brisa ligado, evite freadas fortes.

Aquaplanagem:

Não use o freio e a embreagem. Solte o acelerador e deixe o atrito com a água reduzir a velocidade até você sentir as rodas adquirirem contato com o asfalto.

Ultrapassagem:

Certifique-se que tem uma visão total da estrada, olhando também os retrovisores. Anuncie por meio de sinais convencionais (seta) a sua intenção de fazer ultrapassagem. Jamais ultrapasse pela pista da direita, em trevos, lombadas, curvas, passagens de nível e em trechos que a faixa divisória seja contínua.

Cinto de segurança:

Verifique antes da viagem se os cintos estão em bom estado. O uso é obrigatório para todos os ocupantes do veículo, inclusive no banco traseiro. Nunca prenda o cinto enrolado ou dobrado.

Acidente:

Jamais movimente a vítima, não faça torniquetes, não tire o capacete e não dê nada para beber. O mais correto é chamar o serviço de resgate da concessionária que administra a rodovia, polícia rodoviária ou o corpo de bombeiros.
FONTE: www.utilidadepublica.inf.br

_________________________________


CALENDÁRIO DE VACINAÇÃO 




Doença ou GermeIdade meses/anosVacinaDose (D)
Reforço (R)
Tuberculose
RECÉM NASCIDO
BCG-id
ÚNICA
Hepatite B
12 horas
Anti-Hepatite B
1ª D
  • Hepatite B
2m
Anti-Hepatite B
2ª D
  • Paralisia Infantil
2m
Anti-Poliomielite oral
ou injetável
1ª D
  • Difteria-Tétano Coqueluche
2m
Tríplice Bacteriana
DPT OU DPaT
1ª D
  • Hemófilo B
2m
HiB
1ª D
PPPP Pneumococo
2m
PCV7, heptavalente
1ª D
Rotavirus
2m
Antirotavirus
1ª D
Mm Meningococo
3m
Antimeningocócica tipo C
1ª D
  • Paralisia Infantil
4m
Anti-Poliomielite
Oral ou Injetável
2ª D
  • Difteria-Tétano Coqueluche
4m
Tríplice Bacteriana DPT
  • OU DPaT
2ª D
  • Hemófilo B
4m
Hib
2ª D
Pneumococo
4m
PCV7, heptavalente
2ª D
Rotavirus
4m
Antirotavirus
2ª D
Mm Meningococo
5m
Antimeningocócica tipo C
2ª D
  • Paralisia Infantil
6m
Anti-Poliomielite Oral ou Injetável
3ª D
  • Difteria-Tétano-Coqueluche
6m
Tríplice Bacteriana
DPT OU DPaT
3ª D
  • Hemófilo B
6m
Hib
3ª D
  • Hepatite B
6m
Anti-Hepatite B
3ª D
Pneumococo
6m
PCV7, heptavalente
3ª D
Influenza
6m
Anti-Gripe
1ª D
Influenza
7m
Anti-Gripe
2ª D
Varicela-Catapora
12m
Anti-Varicela
1ª D
Hepatite A
12m
Anti-Hepatite A
1ª D
Sarampo,Rubéola,Caxumba
12m
Tríplice Viral, MMR
ÚNICA
Pneumococo
15m
PCV7, heptavalente
R
Difteria-Tétano Coqueluche
18m
Tríplice Bacteriana DPT
*DPaT
1º R
Paralisia Infantil
18m
Anti-Poliomielite Oral
*Injetável (Salk)
1ª R
Hepatite A
18m
Anti-Hepatite A
2ª D
Todas as crianças devem participar das campanhas de Vacinação Nacional
Paralisia Infantil
4-6 anos
Anti-Poliomielite oral
*Injetável (Salk)
2º R
Difteria-Tétano-Coqueluche
4-6 anos
Tríplice Bacteriana DPT
* DPaT
2º R
Sarampo,Rubéola,Caxumba
4-6 anos
Tríplice Viral, MMR
1ª R
Sarampo,Rubéola,Caxumba
12 anos
Tríplice Viral, MMR
2ª R
Papilomavirus
12 anos
HPV
1ª D
Papilomavirus
12 anos +2 meses
HPV
2ª D
Papilomavirus
12 anos +6 meses
HPV
3ª D
Tétano
Manter a vacinação com reforço 10/10 anos (dT,tipo adulto)
Gripe
Idosos e casos especiais Vacinação Anual
Pneumococo – 23 sorotipos
Idosos e casos especiais Vacinação Qüinqüenal





(.)A vacina combinada HEXA - Hepatite B, Tríplice Bacteriana acelular, Poliomielite (Salk), Hemófilos B – tem preferência de emprego por ser eficaz, apresentar menos reação adversa e aplicada em injeção única.
(*)As vacinas DpaT e antipólio vírus inativado têm preferência de emprego por serem eficazes e com menos reações adversas. 


_________________________________


Perca o medo e doe sangue

Tire suas dúvidas e não deixe de ajudar quem precisa




Um ato generoso, que não custa nenhum centavo e que, no máximo, provoca uma dorzinha da agulha furando sua pele. Doar sangue é simples, seguro e ajuda muita gente. Sabia que você pode salvar quatro vidas? Isso porque o sangue doado é separado em hemocomponentes que podem ser destinados a pessoas diferentes. Mesmo assim, dá para acreditar que menos de 2% da população brasileira é doadora?
E para provar que solidariedade não tem classe nem escolaridade, saiba que 75% dos doadores são população de baixa renda, 58% têm ensino médio incompleto e apenas 8% possuem ensino superior. A falta de informação aliada à falta de vontade são as vilãs dessa história que poderia ter um final feliz para milhares de pacientes que necessitam de transfusão.
Para você deixar de ser um mero figurante e passar a protagonista desta causa, tire suas dúvidas abaixo e procure os postos de coleta na sua cidade.
Quem pode doar sangue?Pessoas com idade entre 18 e 68 anos, com peso mínimo de 50kg e que estejam bem de saúde. Adolescentes de 16 e 17 anos podem doar desde que apresentem autorização dos pais ou responsáveis legais.
Quem não pode doar?Algumas situações impedem você de doar temporariamente, como por exemplo, apresentar febre, resfriado ou anemia. Grávidas ou mulheres que tenham parido há menos de 90 dias (parto normal) ou a menos de 180 dias (no caso de cesárea) também não podem, assim como as mamães que estejam amamentando até um ano após o parto. A cada doação são realizados exames para a detecção de doenças infecto-contagiosas. Os resultados dos exames são sigilosos e entregues exclusivamente ao doador. Portadores de HIV e pessoas que já tiverem sífilis, doença de Chagas e hepatite tipos B e C estão inaptas para doação. Quem teve hepatite A quando criança pode doar.
De quanto em quanto tempo a pessoa pode doar?É possível inserir a doação na sua rotina, e é de doadores frequentes que os hemocentros mais precisam. Basta respeitar os seguintes intervalos: homens podem doar de dois em dois meses, até quatro vezes ao ano; e mulheres, a cada três meses, até três vezes ao ano. Se a média dos voluntários doasse duas vezes por ano, não haveria falta de estoque.
É preciso estar em jejum?Não, pelo contrário. Você não deve estar de estômago vazio. Só não vale encher a pança de fritura e outros alimentos gordurosos nas três horas anteriores à doação, ok? 
Quanto tempo depois de ter tomado vacina a pessoa poderá doar sangue?Quem tomou vacinas compostas de vírus ou bactérias vivos, como sarampo, poliomielite oral e febre amarela, necessita de três a quatro semanas de intervalo para a doação. Outras vacinas como as que combatem tétano e poliomielite salk exigem um período mínimo de 48 horas para doação de sangue desde que o candidato não apresente reações decorrentes da vacinação. Mas atenção para a vacina antirrábica: o período mínimo para doar sangue é de um ano depois da exposição animal. 
Quem tem tatuagem e piercing pode doar simÉ mito dizer que tatuados não podem doar. Basta esperar um ano, mesmo intervalo exigido para quem fez maquiagem definitiva. Quem tem piercing só pode doar antes de um ano se realizou o procedimento em um local apropriado, com material descartável, daí é só esperar seis meses. Apenas pessoas com piercing na mucosa oral ou genital está inapto para doar. Nestes casos, o interessado deve tirar a joia e aguardar 12 meses. 
Você pode beber, mas não fumeSe você não bebeu em excesso, está liberado para doar sangue. O problema maior – acredite – é no caso dos fumantes. A doação só pode ocorrer depois de uma hora do último cigarro fumado. 
Doar sangue não é arriscadoNão. Ninguém contrai doenças doando sangue, pois todo o material da coleta é descartável e estéril. O volume retirado será reposto naturalmente pelo seu organismo em pouco tempo. Doar não vicia, não faz seu corpo produzir mais sangue nem afina ou engrossa o sangue e não dói – quer dizer, você só vai sentir aquela famosa alfinetada da agulha, mas isso não é nada perto do bem que você fará a alguém.
Fontes: Hemocentro de São Paulo, HEMORIO, Hemocentro São Lucas e Hemocentro do Rio Grande do Sul



_________________________________

1º CONVOCAÇÃO DOS APROVADOS NO CONCURSO PÚBLICO DA PREFEITURA DE IGARASSU.



1ª CONVOCAÇÃO CONCURSO PÚBLICO 2011
Os nomes dos candidatos, datas de apresentação e documentos necessários, constam em documento anexado abaixo:

confira seu nome aqui  Documentos para Donwload









_________________________________

INSS: gastos com mulheres agredidas serão cobrados; Maria da Penha será a 1ª


Instituto Nacional de Segurança Social (INSS) que vai começar, em agosto, a cobrar na Justiça os gastos com o pagamento de benefícios pagos a mulheres vítimas de violência doméstica. Em princípio, serão analisados 8 mil casos para ver quais se encaixam no perfil das ações. O primeiro a ser protocolado pela AGU será o da biofarmacêutica Maria da Penha, que levou um tiro nas costas do ex-marido, que a deixou paraplégica. Seu caso ficou famoso e deu nome à lei que protege as mulheres contra a violência doméstica.
INSS gastos com mulheres agredidas serão cobrados; Maria da Penha será a 1ª
INSS gastos com mulheres agredidas serão cobrados; Maria da Penha será a 1ª
O pedido de ressarcimento em massa (chamado de ação regressiva) será cobrado diretamente dos agressores por intermédio da Advocacia-Geral da União (AGU). Os valores dos benefícios pagos variam de um salário mínimo (atualmente em R$ 622,00) até R$ 3.916,00.
O presidente do INSS, Mauro Hauschild, explica que em muitos casos de agressão, as vítimas ficam incapazes de trabalhar, o que força a mulher a se aposentar por invalidez – benefício pago pelo instituto. O INSS vai cruzar dados com informações da polícia e verificar em quais casos de agressão houve pagamento de benefício – além da aposentadoria por invalidez, serão cobrados os gastos com pensão por morte e auxílio-doença.
“Toda vez que o INSS precisa fazer o pagamento de um benefício para a vitima, o filho, um dependente de alguém que se foi por causa dessa violência, o custo acaba sendo dividido entre todos os trabalhadores que contribuem para a Previdência. É o dinheiro das contribuições de todos os brasileiros”, disse Hauschild.
Segundo o presidente, no entanto, ainda não há uma estimativa de valores que podem voltar para os cofres públicos. “O custo individual de cada ação depende da contribuição que a vítima fazia para o sistema, da capacidade de pagamento do agressor. Ressarcir os cofres públicos é uma consequência, não o objetivo principal”, disse.

Leia Também: Mudanças na Lei Maria da Penha

Por Redação do Utilidade Pública, em 14 de junho de 2012 às 21:03.
Com informações de Terra.
 fonte:https://www.utilidadepublica.inf.br


 _________________________________

Planos de Saúde: Operadoras começam a divulgar mapa de conveniadas na internet



Segundo Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as regras foram definidas pela RN 285 e passam a valer a partir de 23 de junho de 2012

A partir de 23 de junho de 2012, as operadoras de planos de saúde com mais de 100 mil beneficiários deverão divulgar suas redes assistenciais na internet através de georreferenciamento por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica dinâmica de cada prestador de serviço de saúde. A determinação consta da Resolução Normativa nº 285, publicada em 26/12/2011, pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).




As demais operadoras, com menos de 100 mil beneficiários, deverão cumprir essa determinação a partir de dezembro.  As que possuem entre 20 mil e 100 mil beneficiários deverão adotar o georreferenciamento através de mapeamento geográfico. As operadoras com até 20 mil beneficiários poderão divulgar em seus portais corporativos as informações de seus planos de saúde e suas respectivas redes credenciadas de forma simplificada, sem necessidade do mapeamento de localização.

A partir de dezembro de 2012, portanto, todas as operadoras de planos de saúde, com qualquer número de beneficiários, deverão ter suas redes de credenciados abertas à consulta na Internet.

A norma permitirá aos beneficiários localizar de forma mais fácil e ágil todos os prestadores de saúde do plano contratado. Permitirá, ainda, que qualquer cidadão pesquise informações sobre a rede credenciada de prestadores de todas as operadoras de plano de saúde do país. Essa possibilidade aumenta a concorrência no setor pelo fato de tornar mais visível o que cada operadora oferece, possibilitando uma melhor escolha no momento de contratar um plano. Todas as informações prestadas pelas operadoras deverão ser atualizadas constantemente e sua utilização será um direito do consumidor.
A rede assistencial deverá ser exibida por cada plano de saúde, apresentando o nome comercial do plano, seu número de registro na ANS ou seu código de identificação no Sistema de Cadastro de Planos comercializados anteriormente a janeiro de 1999, data de vigência da Lei 9.656/98.
Em relação aos prestadores de serviços de saúde, a operadora deverá expor informações como: nome de fantasia do estabelecimento (pessoa jurídica) ou nome do profissional (pessoa física); tipo de estabelecimento; e principalmente a(s) especialidade(s) ou serviço(s) contratado(s) – de acordo com o contrato firmado – e endereço, além de telefones para contato. Neste caso, os parâmetros sugeridos para que a informação seja disponibilizada são os seguintes: unidade da federação; município; bairro; logradouro; número; telefones; e código de endereçamento postal – CEP.

Confira a entrevista com diretora adjunta de Normas e Habilitação de Produtos da ANS, Carla Soares:

1) Quais os benefícios dessa norma para os consumidores?

O consumidor poderá localizar, de forma mais fácil e ágil, todos os prestadores de saúde do plano contratado. Além disso, qualquer cidadão poderá pesquisar as informações sobre a rede credenciada de uma operadora de plano de saúde. 

2) Todas as operadoras são obrigadas a disponibilizar essas informações agora em junho?

A partir de 23 de junho/2012 as operadoras com cem mil beneficiários, ou mais, deverão disponibilizar as informações. A partir de dezembro, as operadoras com menos de cem mil beneficiários passam a ser obrigadas a disponibilizar suas redes de credenciados.

3) A ANS estabeleceu um padrão de apresentação da rede na internet?

As exigências da resolução levam em conta o porte e a capacidade das empresas de planos de saúde. As operadoras com número superior a 100.000 (cem mil) beneficiários deverão apresentar, no mínimo, georreferenciamento por meio de imagens ou mapas que indiquem a localização espacial geográfica de cada prestador de serviço de saúde (mapeamento geográfico dinâmico). Já as operadoras com número de beneficiários entre 20.000 (vinte mil) e 100.000 (cem mil) deverão obrigatoriamente adotar o georreferenciamento de mapas (mapeamento geográfico). Para as operadoras com até 20.000 (vinte mil) beneficiários deverão informar a rede credenciada na internet, permanentemente atualizada, não sendo obrigatório exibir o mapeamento geográfico ou mapeamento geográfico dinâmico.

4) Quais são os benefícios da norma para os consumidores?

Os consumidores terão a facilidade de escolher prestadores e serviços em locais de sua preferência (próximo à residência, ao trabalho, quando estiver em viagem etc), além disso, poderão escolher as operadoras e planos com oferta de rede assistencial mais adequada às suas necessidades. 

5) O que motivou à ANS a criar a norma?

A criação da norma faz parte da diretriz  “garantia de acesso à informação” que está na Agenda Regulatória da ANS. A possibilidade de consultar a rede de uma operadora na Internet permite que o cidadão faça escolhas que atendam melhor às suas necessidades.

6) As operadoras já estão preparadas para colocar essas informações à disposição dos interessados?

Sim. A norma foi publicada em dezembro de 2011. Portanto, tivemos um prazo de seis meses para que as operadoras de grande porte pudesse disponibilizar essas informações. Para as outras operadoras, o prazo é de um ano, o que deverá ocorrer no final deste ano.

7) Como será a apresentação da rede?

As operadoras deverão manter atualizados em tempo real os dados de sua rede assistencial, sem prejuízo da garantia dos direitos contratuais dos beneficiários. 
A consulta, a partir do portal corporativo da operadora na Internet, deve permitir, de forma combinada e/ou isolada, a pesquisa de todos os dados dos prestadores de serviços de saúde pertencentes à sua rede assistencial. A visualização será em mapeamento gráfico ou mapeamento gráfico dinâmico. 
Os usuários poderão enviar avisos, alertas e comentários. O sistema terá os recursos típicos dos sistemas de georreferenciamento, como zoom, “traçar rotas”, traçado de círculos concêntricos, entre outros.

8) Como a operadora deverá disponibilizar as informações referentes a prestadores na internet?

Em relação aos prestadores de serviços de saúde, a operadora deverá expor informações como: nome de fantasia do estabelecimento (pessoa jurídica) ou nome do profissional (pessoa física); tipo de estabelecimento; e principalmente a(s) especialidade(s) ou serviço(s) contratado(s) – de acordo com o contrato firmado – e endereço, além de telefones para contato. Neste caso, os parâmetros sugeridos para que a informação seja disponibilizada são os seguintes: unidade da federação; município; bairro; logradouro; número; código de endereçamento postal – CEP; e telefones.

9) Todos poderão consultar a rede da operadora?

Sim, todos poderão consultar a rede da operadora, independente de vínculo com a empresa. A norma veda, inclusive, a restrição à consulta destas informações na internet.

10) A norma trará custos para as operadoras de planos de saúde?

Não. Pelo contrário, as empresas terão mais eficiência na gestão da rede e, consequentemente, na prestação da assistência, através da facilidade de visualização da oferta de serviços.

11) Qual será a vantagem para os prestadores?

Os prestadores de serviços poderão visualizar as oportunidades de associação com operadoras que atuem em sua região e de expansão em áreas com carências de oferta.

12) O que a norma traz de novo para a ANS?

A Resolução traz maior eficiência na atualização da base de dados da rede assistencial e no monitoramento da dispersão da rede assistencial das operadoras. Além disso, a ANS desenvolverá um sistema que possibilitará a recepção dos dados completos da rede de prestadores.

13) As operadoras que descumprirem as novas normas da ANS serão punidas? Qual é
a punição?

Sim. As operadoras serão multadas em R$25. 000,00 (vinte e cinco mil reais).
Por Redação do Utilidade Pública, em 19 de junho de 2012 às 18:12.
Com informações de ANS.
 fonte: https://www.utilidadepublica.inf.br


 _________________________________

Ser Ecológico e Sustentável é possível. Aprenda com simples dicas

Após essas dicas você poderá ajudar o planeta a durar muitos e muitos anos:

No Lar

  • Compre carne certificada, procure carnes com certificado que informe que o produto não venha de área de desmatamento ilegal na Amazônia.
  • Destino certo para computadores e aparelhos eletrônicos: Muitas empresas estão trabalhando em reutilizar computadores e aparelhos eletrônicos. Antes de jogar no lixo, procure alguma dessas empresas na sua cidade.
  • Reutilizar água da máquina de lavar, a maior parte da água que consumimos em casa é usada na máquina de lavar roupa, na limpeza de casa e garagem. Uma boa solução para diminuir a conta de água e não desperdiçar água. Tenha um balde grande e coloque a mangueira que sai da máquina nele. Assim, a água que lava a roupa pode ser usada na limpeza da casa e no quintal.
  • Sensores de luz em casa, as crianças são bastante esquecidas quando a questão é apagar luz, até nós adultos nos esquecemos. O uso de sensores ajuda bastante na economia de luz. Uma grande criação foi do designer TIM Holley. A criação recebeu o nome Tio Light System. Feito para ensinar os pequenos a terem consciência ambiental. É um interruptor que muda de cor conforme o tempo que a luz ficou acessa. Pena, não estar ainda a venda.
  • Não jogar óleo de cozinha na pia, quando a água de esgoto possui muito óleo, seu tratamento será mais difícil e custará mais ao governo. Deve-se guardar o óleo utilizado em frituras e disponibilizá-lo para pessoas que o queiram. Muitas pessoas fazem e vendem sabão artesanal feito de óleo de cozinha.
  • Use vinagre para limpeza, muitos produtos de limpeza agridem a natureza, seja poluindo o ar ou a água. O vinagre pode ser usado para várias coisas como: tirar manchas de roupas (1 colher de vinagre esfregue a roupa e deixe de molho), tirar o odor de fezes de animais, ajudar a tirar gordura do fogão e louças.
  • Separar o lixo reciclável: O ato de separar o plástico dos outros lixos já é uma grande contribuição. Pois, os plásticos muito sujos não são aceitos nas empresas de reciclagem.
  • Consumo de espécies marinhas abundantes, existem peixes e frutos do mar que estão ameaçados de extinção. Então, coma mais lula, robalo (quando criado em cativeiro), manjuba, salmão (quando criado em cativeiro) ou camarão – rosa (quando criado em cativeiro) que são espécies abundantes.

Na Engenharia - A obra sustentável

A sustentabilidade de uma obra moderna é avaliada pela sua capacidade de responder de forma positiva aos desafios ambientais de sua sociedade, sendo ela mesma um modelo de solução. A Casa Sustentável deve(ria):
  • usar recursos naturais passivos e de design para promover conforto e integração na habitação;
  • usar materiais que não comprometam o meio ambiente e a saúde de seus ocupantes e que contribuam para tornar seu estilo de vida cotidiano mais sustentável (por exemplo, o usuário de embalagens descartáveis deveria usar produtos reciclados a partir dos materiais que, em algum momento, ele mesmo usou);
  • resolver ou atenuar os problemas e necessidades gerados pela sua implantação (consumo de água e energia);
  • prover saúde e bem-estar aos seus ocupantes e moradores e preservar ou melhorar o meio ambiente.
Todos esses desafios teriam de ser considerados em todo o ciclo de vida da habitação, sendo esta pensada como uma obra aberta: sempre passível de ampliação e melhoramentos.

No Cotidiano

  • Antes de adquirir um novo produto, reflita se ele é realmente necessário;
  • Adquira produtos cujas embalagens possam ser reutilizadas;
  • Procure adquirir produtos que tenham refil;
  • Utilize sacolas retornáveis para fazer suas compras. Se for necessário utilizar a sacolinha plástica, procure colocar o máximo de produtos na mesma sacola;
  • Evite adquirir e consumir produtos descartáveis, para isso adote uma caneca;
  • Procure adquirir pilhas e baterias recarregáveis; após o uso devolva-as ao fabricante pois ele é responsável pelo destino final destes materiais;
  • Cultive as plantas trepadeiras para cobrir os muros e cercas;
  • Utilize a água e energia com responsabilidade;
  • Procure captar e reaproveitar a água da chuva para regar as plantas ou limpar as áreas externas;
  • Sempre que possível, locomova-se a pé, de bicicleta ou utilize o transporte coletivo;
  • Procure comprar calçados mais ecologicamente corretos, na fabricação de calçado é usada muita água e quanto mais o fabricante se preocupa em fabricar calçados ecologicamente corretos melhor. Um exemplo de calçados ecologicamente corretos são as sapatilhas da marca Capodart que são feitas de plástico reciclável;
  • Procure roupas mais ecologicamente corretas, o fato de ser ecológico não quer dizer que é feio. Existem marcas que estão se especializando em criar roupas feitas de garrafa pet como é o caso da Fujiro. 
  • fonte:www.utilidadepublica.inf.br





             _________________________________



Campanha de vacinação contra a poliomielite começa neste sábado - 16/06/2012 de 08:00 às 17:00hs


Quem ama cuida



_________________________________


ATENÇÃO JOVENS HOJE É O ULTIMO DIA PARA FAZER SUAS INSCRIÇÕES PARA O ENEM 2012. FAÇA SUA INSCRIÇÃO NESTE SITE: http://sistemasenem2.inep.gov.br/inscricao/


Nenhum comentário: