politica

 

José e João foram os nomes que mais se repetiram entre os presidentes brasileiros.

Entre os políticos que ocuparam a presidência da República, os nomes se repetiram foram João (João Café Filho, João Goulart e João Baptista Figueiredo) e José (Prudente José de Moraes, José Linhares e José Sarney).

Prudente José de Moraes foi o único a ser eleito pelo voto direto.
fonte:http://www.sitedecuriosidades.com

 

 

 

 

 

Os Jovens e a Política  


    
      Desde os chamados “Caras Pintadas”, os quais muitos dizem que foram personagens fortes para a retirada de Fernando Collor de Mello da Presidência da República, não vemos mais nenhum grande movimento político desses cidadãos


Os jovens precisam voltar a se interessar por política,
eleicoes_20102
   principalmente   a política de seu país que vem sofrendo muito com Ministros, Senadores, Deputados e Vereadores corruptos que praticam seus golpes contra a nação e ficam impunes sobre os atos que cometeram. A manifestação é um ato democrático que o brasileiro tem que se acostumar a praticar, manifestar não é pegar em armas e sair por ai dando tiros, mas sim mostrar de forma pacífica e intensa a nossa vontade de mudança, por um país mais justo a todos; que a desigualdade social existente em nosso país seja cada vez menor e que os corruptos paguem pelos atos que cometeram.
4426631309_27eb9f1ea5
A inserção da juventude na Política é de extrema importância para renovar quadros, trazer novas ideias e construir um novo caminho. Os jovens não podem ficar omissos, tem que acreditar na força com instrumento de transformação. O jovem seja ele de direita ou esquerda, independente da sua ideologia, do partido em que esteja não pode ficar ausente das discussões que envolvem nosso futuro.
No exercício da cidadania, a participação do jovem amplia os espaços públicos, assim acabando com o individualismo na sociedade política. O eleitor jovem deve compreender que a política faz parte do nosso dia-a-dia e é fundamental para sobrevivência da sociedade.
brasil_olho
No dia 03/10/10, será realizada as Eleições para Deputado Estadual, Federal, Senadores, Governador e Presidente da República. Será que estamos praticando juntamente com nossos filhos/alunos uma análise crítica a cerca dos assuntos políticos do nosso país? Qual é o papel dos pais em relação a conscientização política dos seus filhos?
Essas são algumas das indagações que devemos fazer a nós mesmos, pois em um país com carência política e que precisa de uma transformação para resgatar a credibilidade de nossos governantes, necessita de novos movimentos estudantis políticos para a esperança de um futuro melhor. Então por que não começar essa mudança dentro dos nossos lares, incentivando nossos filhos a um olhar crítico e participativo da política de nosso país?



“ Brasil!          
bandeira_brasil
Mostra a tua cara
Quero ver quem paga
Pra gente ficar assim
Brasil!
Qual é o teu negócio?
O nome do seu sócio?
Confia em mim…”
Composição: Cazuza / Nilo Roméro / George Israel
 Fonte: Texto adaptado ( Jornalista Eduardo Figueredo e Dr. Sérgio Francisco Furquim).           
             Texto sugerido por Erika Martin (Psicóloga) e Erika Fernanda (Orientadora Educacional)
                          Unidade Freguesia 

____________________________________________________________



Por que os Brasileiros são tão pacivos com os abusos da política?





O Brasil é um país que carrega o estigma da corrupção política. Entra governo, sai governo e os escândalos não param de aparecer.



Mas por que os brasileiros são tão pacivos com os abusos da política? A resposta não é tão clara, mas é certo que a maior parte dos brasileiros é acomodada.


No Brasil existem poucos movimentos populares espontâneos. E quando isso acontece, quando o povo vai à rua, o movimento é logo associado a sindicatos e partidos de esquerda.

Vivemos num país democrático, onde a democracia parece não ser valorizada. Na época da ditadura brasileira havia mobilização social contra o governo, não só nas ruas, mas também nas artes e na imprensa. O povo se indignava e lutava.

Atualmente, os brasileiros vivem a inércia, parecem acostumados aos escândalos e esquemas que regem a política do país. Pesquisadores e sociólogos afirmam que os grupos que, historicamente, lutavam contra os abusos políticos, hoje estão vendidos à máquina do governo, recebendo milhões de reais para se calarem.

Uma das últimas grandes manifestações públicas do Brasil foi a dos “Caras Pintadas”, que resultou na queda do ex-presidente Fernando Collor.

Podemos dizer que a sociedade brasileira ficou mais fraca, e o estado ficou mais forte. Por isso os brasileiros não reagem aos casos de corrupção que vivem estampados nas manchetes dos jornais.

Os valores ideológicos foram perdidos e, hoje, até mesmo a imprensa brasileira não está imune às amarras que defendem interesses políticos e financeiros.


____________________________________________________________
Top
 10 países com maior e menor índice de corrupção no mundo






A Ong Transparência Internacional divulga o ranking dos países mais e menos corruptos. O último levantamento foi feito em 2011.



Segundo o índice utilizado pela organização em suas pesquisas, o grau de percepção da corrupção é dado por notas de 0 a 10, onde 0 é considerado o mais corrupto e 10 é considerado livre de corrupção.

A pesquisa foi feita em 183 países. Veja abaixo as nações mais e menos corruptas do mundo:
Mais Corruptos:
1 - Somália: nota 1

2 - Coréia do Norte: nota 1

3 - Mianmar: nota 1,5

4 - Afeganistão: nota 1,5

5 - Uzbequistão: nota 1,6

6 - Turcomenistão: nota 1,6

7 - Sudão: nota 1,6

8 - Iraque: nota 1,8

9 - Haiti: nota 1,8

10 - Venezuela: nota 1,9


Menos corruptos:
1 - Nova Zelândia: nota 9,5

2 - Dinamarca: nota 9,4

3 - Finlândia: nota 9,4

4 - Suécia: nota 9,3

5 - Cingapura: nota 9,2

6 - Noruega: nota 9

7 - Holanda: nota 8,9

8 - Austrália: nota 8,8

9 - Suíça: nota 8,8

10 - Canadá: nota 8,7


Nesse levantamento, o Brasil apareceu em 73º, com nota 3,8, empatado com a Tunísia.

FONTE: SitedeCuriosidades.com


____________________________________________________________




VOCÊ SABE DE ONDE VEM A ÉTICA?


Em algum momento da História da nossa cultura ocidental, mudamos o rumo da nossa educação ética, familiar e social, que era essencialmente dada em casa, no seio da família, delegando-a às escolas, à educação escolar. Com isso, os nossos parâmetros, os nossos referenciais, foram também mudando, e de tal forma, que hoje tornamo-nos reféns dos acontecimentos, das opiniões, dos modismos e da própria sociedade, na educação dos nossos filhos. E ainda com isso, assumimos declarada e expressamente os conceitos do relativismo de valores, isentando-nos da responsabilidade de distinguir o bem do mal, o certo do errado, o falso do verdadeiro, o justo do injusto. Com as modernas concepções, os conceitos éticos fundamentais perderam o sentido e a força que possuíam, constituindo meras referências do passado.
O tempo passou - a História registra mais de dois séculos - sobre essa mudança, e hoje, cidadãos da moderna civilização ocidental, industrial, científica e tecnologicamente adiantada, encontramo-nos num impasse: ou buscamos novos valores éticos, alicerçados em princípios éticos fundamentais da vida humana e construímos uma nova Ética, que possa ser ensinada em casa, na família, primeiro, ou perdê-nos-emos nos conflitos e embates morais, nas angústias e ansiedades de uma sociedade materialista, na depressão de uma existência sem o fim último, no desespero de uma existência vazia.
Precisamos de uma nova Ética, que, resguardando o que sempre foi e será verdade, que são os valores espirituais que existem independentemente de nós, possa ser ensinada em casa, na família, às crianças desde a mais tenra idade, constituindo princípios que nortearão as suas vidas em todas as situações e caminhos, dando-lhes as bases para uma existência digna, produtiva, feliz, com segurança, firmeza, paz.
Essa nova Ética pode mudar o sentido da educação escolar, que deixará de ser apenas uma preparação para o exercício de uma profissão integrada ao mercado, para ser um caminho de desenvolvimento da personalidade integral do aluno, tornando-o apto ao desempenho de uma atividade profissional, mas com ética, com humanismo, colocando-a também em toda a sua vida.
Na busca dessa nova Ética, que se fundamenta no valor do Ser Humano, como pessoa, com direitos e deveres, sendo essencialmente bom, mas necessitando ser educado, reeducado, e direcionado para o Bem, precisamos assumir a responsabilidade dessa tarefa na família, não delegando às escolas o trabalho que nos cabe realizar.
É importante que possamos fazer a revisão de nossos conceitos atuais, e buscar tudo o que de bom e verdadeiro a Filosofia, a Ciência, as Artes, a História, a Sociologia, a Psicologia, etc, e mesmo as Religiões sérias, e os Pensamentos dos Grandes Mestres nos ensinaram e legaram, para que, sem fugir das responsabilidades, fiquemos mais atentos a tudo o que nos acontece com a nossa família, nossos filhos, cônjuges, irmãos, avós, etc, para, no que nos for possível, indicar a solução ética que se faz necessária.
Ética, só pode fazer o bem e ser verdade. Não se consegue imaginá-la causando dano, ou sofrimento ou impondo idéias e situações contrárias à dignidade do Ser Humano.
Conhecemos muitos princípios éticos, mas, não raras vezes, abstêmo-nos de expô-los por temer a opinião e a reação de outras pessoas, e até mesmo de uma criança. E aí, receosos, deixamos de educar. E, não educando, cometemos um grave erro. Pois nenhuma escola poderá suprir o vazio de uma educação sem os princípios éticos da base familiar. Devemos, pelo contrário, fornecer à escola de nossos filhos, os princípios éticos que nutrem e dirigem a nossa vida, para que, com o exemplo e a colaboração, possamos também participar do desenvolvimento da consciência do bem não só dos nossos filhos, mas de todos os outros alunos. E, em assim fazendo, estaremos ainda participando e colaborando na construção de uma sociedade com mais justiça e paz.


____________________________________________________________

O Mapa da Corrupção do Brasil






O Brasil é um país marcado por grandes escândalos políticos. A corrupção é a causa de grandes prejuízos econômicos e sociais de nosso país, levando a perda de cerca de R$ 69 bilhões por ano.



A organização “Transparência Internacional” faz um levantamento entre 180 países para diagnosticar o nível de corrupção. Nessa lista, o Brasil apare na 75° colocação.

Durante o governo Luís Inácio Lula da Silva foi instituída a Lei da Transparência, com o objetivo de reduzir os índices de corrupção do Brasil. No entanto, anualmente novos casos de esquemas corruptos são divulgados pela imprensa.

A corrupção brasileira está em todas as esferas do poder, e hoje existem métodos de mapeamento e avaliação das áreas com os maiores índices de desvio de conduta de políticos.

Levando em conta as cassações políticas ocasionadas pela corrupção, os Estados de Minas Gerais, Rio Grande do Norte, São Paulo, Rio de Janeiro e Bahia se destacam. Mas o topo da lista da corrupção brasileira é liderada por Sergipe, São Paulo e Paraíba.

Em 2011, Sergipe teve 26 ações de improbidade administrativa contra prefeitos. Os municípios mais corruptos foram Itabaiana, Maruim, Riachão do Dantas e Porto da Folha.

Historicamente, a Região Nordeste apresenta índices elevados de corrupção se comparado as demais regiões do país.

Existe na internet um aplicativo que mostra o Mapa da Corrupção Brasileira. A ferramenta, lançada no Google Maps, conta com mais de 120 mil acessos e 200 registros de desvio de conduta de políticos. 



____________________________________________________________


Qual a origem da corrupção no Brasil?




A corrupção é um problema crônico no Brasil e, apesar de muitos atribuírem esse problema à falta de caráter daqueles que fazem parte de grupos representativos, como políticos e policiais, não podemos negar que mesmo nesses grupos existem pessoas que não se deixam corromper.

Os esquemas de corrupção também são relacionados à “Lei de Gerson”, que afirma que todos devem, de alguma forma, levar vantagem em tudo. Mas, a verdade, é que no Brasil a corrupção está intimamente associada à história do país.

Alguns historiadores afirmam que a corrupção já nasceu na época da colonização portuguesa. Os colonizadores vieram ao Brasil para explorar as riquezas naturais, sem se preocuparem com os índios. Aliás, é provado que os primeiros a serem corrompidos nesse país foram exatamente os indígenas, pois os portugueses os subornavam para conseguir tesouros brasileiros, os escravizavam e os roubavam.

É certo que a realidade da corrupção brasileira torna os cidadãos indignados, mas isso não pode servir de exemplo, ou seja, uma pessoa não pode pensar “tentarei levar vantagem nisso, assim como os políticos fazem”.

A corrupção também se tornou mais intensa com o capitalismo, e hoje o enriquecimento ilícito de autoridades é uma das principais causas dos problemas sociais que o Brasil enfrenta.

Nesses esquemas existem o corrupto e o corruptor, e todos saem favorecidos nesse tipo de crime. Todos, menos a população honesta, que trabalha para garantir o sustento da família.

Segundo especialistas em política, a corrupção no Brasil é resultado de um Estado mal estruturado, cheio de burocracia e falhas de gestão. A lei também garante brechas que favorecem a corrupção em nosso país.

A corrupção é marcada pelo clientelismo, o nepotismo e o oligarquismo. Tudo passa a ser um jogo político.

Para diminuir a corrupção no Brasil é preciso reduzir os cargos públicos comissionados, reformar a legislação, oferecer pagamentos justos a todas as categorias profissionais, e regular e fiscalizar todas as instituições do governo.




____________________________________________________________

Quais os piores escandalos da política Brasileira?



 O Brasil tem uma lista grande de escândalos políticos. Os casos se tornaram públicos já na década de 70, mas foi a partir do ano 2000 que os relatos de corrupção se tornaram frequentes.

Veja abaixo alguns dos piortes escândalos da política brasileira:

Década de 70

Escândalo da Mandioca - Maior escândalo financeiro de Pernambuco, ocorrido no período entre 1979 e 1981 na agência do Banco do Brasil de Floresta; houve um desvio de Cr$ 1,5 bilhão, aproximadamente R$ 20 milhões, do Proagro - programa de incentivo agrícola criado pelo Governo Federal em 1973.



Década de 80
Caso Jorgina Maria de Freitas Fernandes - O escândalo recebeu o nome da ex-advogada brasileira que era procuradora previdenciária e organizou um esquema de desvio de verbas de aposentadorias. O total da fraude chegaria a R$ 500 milhões, mais de 50% de toda a arrecadação do INSS na época.


Década de 90
CPI do Banestado - A comissão foi criada pela Câmara dos Deputados do Brasil em 26 de Junho de 2003 a fim de investigar as responsabilidades sobre a evasão de divisas do Brasil para paraísos fiscais, entre 1996 e 2002. No esquema foram retirados indevidamente do país mais de US$ 84 bilhões através de contas do Banco do Estado do Paraná ou Banestado.


Casos depois do ano 2000
Mensalão - Foi um esquema de corrupção de parlamentares, onde deputados que compunham a chamada "base aliada" recebiam, periodicamente, recursos do Partido dos Trabalhadores para votar a favor do partido.

CPI das ONGs - é o nome dado para investigações sobre repasses de dinheiro ocorridos no primeiro mandato do governo Lula (entre 2003 e 2006). ONGs ligadas ao governo federal estariam recebendo verbas irregulares.








____________________________________________________________




VOCÊ ACREDITA EM PESQUISA?


MENTIRA TEM PERNA CURTA , PESQUISA FALSA PUBLICADA NUM BLOG DE PAULISTA



Denúncia de Fraude

O nosso caro, leitor o jovem João Victor Sampaio Ramos, entrou em contato com a nossa equipe e resolveu nos fazer uma denúncia de fraude, em uma pesquisa do instituto Dinâmica onde nos traz um texto onde prova a fraude que já chegou ao conhecimento da empresa.
Veja o texto que prova isso, enviado ao email de João victor














Nota de esclarecimento

A Dinâmica Pesquisa e Consultoria, devidamente inscrita no CNPJ 09.644.353/0001-07localiza na AV. São Jose nº 543 centro de Varginha –MG, vem por meio de seu representante que abaixo subscreve esclarecer e dirimir duvidas sobre a pseudo pesquisa eleitoral para vereador no município de Paulista Pernambuco.

Dos fatos


A Dinâmica Pesquisa e Consultoria, devidamente inscrita no CNPJ 09.644.353/0001-07localiza na AV. São Jose nº 543 centro de Varginha –MG, vem por meio de seu representante que abaixo subscreve esclarecer e dirimir duvidas sobre a pseudo pesquisa eleitoral para vereador no município de Paulista Pernambuco.

Após a solicitação o profissional da empresa notificou que a empresa não havia realizado nenhum estudo no presente município, mas não satisfeito e indignado com o fato solicitou ao João Victor que envia-se o resultado a empresa por meio eletrônico ( e-mail) e para nossa surpresa constatamos o absurdo de um resultado no qual o infrator plagiou o resultado de uma sondagem eleitoral realizada no municipio de Varginha –MG no ano de 2011 e publicado no Blog do madeira no mesmo ano conforme linkwww.blogdomadeira.com.br/politica/em-quem-voce-votaria-para-vereador-hoje/


Pesquisa Falsa







Pesquisa Verdadeira











Diante das informações em acima elencadas não resta dúvida da fraude, a empresa aproveita o presente instrumento para notificar os veículos de comunicação que estão veiculando a triste farsa que irá provocar o Ministério Publico Estadual, bem como as demais autoridades competentes.
Lucas de Assis Vieira
                               Diretor Geral

“ Os números não mentem, mas os mentirosos se quiser forja os números “

Benjamin

                                 Varginha, 18 Junho 2012

Fonte; Paulistaem1lugar.com




 2012 ANO DE ELEIÇÕES MUNICIPAIS!



Já começou 2012, este é o ano das eleições municipais, é nesse início que sempre aparece alguém falando da vontade de se candidatar e disputar um cargo público, externando a sua pretensão de ser candidato a Prefeito, a Vice-Prefeito ou a Vereador. Ocorre porem, que a coisa não é bem assim, existem passos a serem dados. Primeiro é está filiado a um partido político, está de bem com a população, está presente no dia a dia e ser bem visto por toda a sociedade, saber contornar os elogios e as críticas dos eleitores e observadores da política local, ter serviços prestados que o capacite a entrar na luta pública e então verificar se tem o apoio da família, dos amigos e de parte de população, e, em alguns casos, apoio de lideranças política, pois sem isso de nada adianta e mais uma coisa, isto de falar que “TENHO DINHEIRO”! Como tem alguns falando pelos cotovelos, é muito perigoso! Não só para o candidato, mas, também para quem vota... É bom ter muito cuidado! Sem falar que muitas vezes o DINHEIRO é prejudicial, principalmente para aqueles que pensam em comprar a consciência do povo...



                     


                                       politica consciente                         














_________________________________________

O Servo e a Política
O cristão, enquanto vive como “forasteiro” nesta terra, precisa enquadrar-se nas leis que rege a nação e cumpri-las, com um bom patriota (2Sm 10.12; Sl 137.1; Is 66.10). Isto é bom diante dos homens e agradável a Deus.

Os Deveres Civis (Conjunto de normas reguladoras dos direitos e obrigações de ordem privada atinentes às pessoas, aos bens e às suas relações.) se aplicam a todos os cidadãos, independente de sua cor, religião ou situação financeira.  Encontra-se na Bíblia o Senhor determinando a seus servos a necessidade de serem bons cidadãos, cumpridores das normas instituídas pelos governos.
“Todo aquele que não observar a lei do teu Deus e a lei do rei...” Ed 7.26“Observa o mandamento do rei...” Ec 8.2“Todo homem esteja sujeito às autoridades superiores...” Rm 13.1-7“Se sujeitem aos que governam, às autoridades.” Tt 3.1,2“Sujeitai-vos a toda instituição humana... quer seja o rei como soberano...”
1Pe 2.14,14
 Não há dúvida quanto à necessidade de vivermos em submissão aos nossos governantes e honrá-los com nossas atitudes; porém, freqüentemente depara-se com cristãos insatisfeitos com os governantes (vereadores, prefeitos, deputados, senadores, presidente) e sobre eles tecem comentários terríveis, desonrando-os com conversas e afirmações que em sua essência, são comuns aos homens naturais. Em lugar algum, encontra-se o Todo Poderoso permitindo que seus filhos se levantem contra as autoridades constituídas, pelo contrário, a ordenação é que deve-se honrá-los.“Não amaldiçoarás o príncipe do teu povo.” Ex 22.28“Não amaldiçoes o rei.” Ec 10.20“A autoridade é ministro de Deus para teu bem... a quem respeito, respeito; a quem honra, honra.” Rm 13.4,7“Tratai a todos com honra, amai aos irmãos, temei a Deus, honrai ao rei.”
1Pe 2.17
 É bom servimos a Deus, mas, isto implica em sermos exemplos em todas as questões. Jamais se deve assemelhar aos homens deste mundo em seus costumes e praticas notoriamente contrárias aos princípios deixados pelo Rei dos reis aos seus súditos.
 Todo cidadão brasileiro é agraciado pela constituição federal com o Direito Político (O que tem por objeto as faculdades concedidas, e deveres impostos aos cidadãos, como, por  exemplo, votar, ser votado, exercer cargo público),  que concede a todos, igualdade para pleitear cargos eletivos, votar e ser votado.
É lamentável, mas, em anos eletivos, muitas igrejas se corrompem, perdendo de vista os seus objetivos primeiros: Servir a Deus! E deixa-se levar pela política, envolvendo-se e comprometendo-se vergonhosamente. Sãos pastores e líderes eclesiais que literalmente “vendem” o direito do cidadão por migalhas e chegam ao cumulo do absurdo de levar em muitos casos homens ímpios aos seus púlpitos, para que exponha suas plataformas de “governo” mentirosas e enganadoras, com fim apenas eleitoreiro. É uma louca inversão de valores.
O homem que vive segundo o coração de Deus, jamais deve aproveitar-se dos políticos e numa troca, receber qualquer beneficio pelo seu voto. Note que em todo ano eleitoral aparecem muitos com um belo discurso,  sempre dispostos a ajudar; são cestas básicas, tratamento de saúde, e outras ofertas pelo seu voto. O servo deve ser consciente o suficiente para não se vender.
É errado o Servo de Deus candidatar-se a cargos públicos?Creio que não seja. Na Bíblia encontra-se vários servos que foram políticos e exerceram cargos públicos (Davi, Salomão, etc.). Mas, entendo que em tais situações a vontade “literal” de Deus deve vir em primeiro lugar. É preciso que o Senhor seja consultado e que seja ouvido!
 Político no Brasil está associado às pessoas que não agem de boa fé. É triste, vermos como tratam o dinheiro público, as muitas notícias de desvios e malversações de verbas, veiculadas na mídia são estarrecedora.  O homem que conhece a Deus deve ser diferente, pagar o preço de ser um político que saiba honrar o compromisso com o Salvador e viver em honestidade (Pv 11.11; 14.34 e 16.12).
A posição da igreja deve ser de total independência em relação aos políticos. Devem ser encarados como líderes políticos, jamais, como líderes da igreja do Senhor. É impossível que haja vitórias e o mover soberano do Espírito Santo numa igreja, na qual, a política está infiltrada.
Amados, a Igreja do Senhor, não necessita de esmolas dadas por políticos (concessão de TV, rádio; terrenos; doações financeiras, etc.); os meios, jamais justificam o fim. É inconcebível, a igreja ser beneficiadas, por homens que de uma forma não convencional adquirem recursos e os repassam.
Pastores, presbíteros, diáconos, povo de Deus!
Não se deixem envolver por homens, que visando votos, prometem maravilhas.
A igreja é o povo de Deus, e por Ele devem ser conduzidos.
Orem, busquem do Senhor a orientação para o voto certo; ouça a Sua voz, através de seus profetas e honrem a Sua vontade.
Não se corrompa com o ouro e a prata!
Pr Elias R. de Oliveira 

fonte: vivos! o site da fé cristã http://www.vivos.com.br/181.htm
_______________________________________________________________
postagem 13/05/2012


A economia do Brasil hoje

Não é por acaso que hoje o Brasil ocupa uma posição de destaque no cenário mundial como uma das maiores potências econômicas



Bandeira brasileira.Conforme os especialistas financeiros e o próprio governo, a economiabrasileira anda muito bem. Hoje, oBrasil  está entre as seis maioreseconomias do mundo, embora seja visto como um país emergente. Sua grande produção permite que sejam exportados os mais diferentes tipos de mercadorias, sobretudo, commodities minerais, agrícolas e manufaturados. Sua maior solidez econômica permite expandirem-se as áreas da agricultura, da indústria e de serviços, em que também se destaca o enorme mercado interno consumidor e os setores de negócios.

Números da economia do Brasil

Conforme o Fundo Monetário Internacional – o FMI, o Brasil é considerado o sexto país na ordem de classificação das economias mundiais, visto sob o PIB – Produto Interno Bruto, da ordem de 2,09 trilhões de dólares, em 2010. De acordo com o Banco Mundial, considerando este mesmo PIB de 2010, de 2,09 trilhões de dólares, é o sétimo colocado, bem como, o World Factbook da CIA, pelo PIB de 2,28 trilhões de dólares em 2011.
Conforme o banco de investimento Goldman Sachs e tendo em vista o desenvolvimento em alta, o Brasil poderá ocupar o quarto lugar no mundo, isto pelos anos de 2050.
Dentro do continente americano, fica atrás somente dos Estados Unidos.

Brasil país emergente

Agricultores em plantaçãoO Brasil, juntamente com os outros países formadores do BRIC – que é a sigla das letras iniciais de Brasil, Rússia, Índia e China e, como eles, se destaca como um país emergente. Participa ainda de outras instituições econômicas como o MERCOSUL, a UNASUL, o G8+5, o G20 e o Grupo de Cairns. País de economia aberta e incluída no processo de globalização, faz parceria comercial com centenas de países e mais da metade de suas exportações são os manufaturados e semimanufaturados. Seus grandes parceiros estão na América Latina, União Europeia, Ásia e Estados Unidos.
Conforme dados econômicos mundiais, o Brasil é um dos países que mais aumenta seu nível de competição, sendo que, somente em 2009, subiu oito posições quando comparado a outros países, ultrapassando até a Rússia e diminuindo o diferencial de competitividade com os outros países do BRIC, a Índia e a China.
Procedimentos de liberalização e abertura da economia colaboraram significativamente com o país para que se tornasse mais competitivo, o que, em consequência, incrementou o setor privado.

Tecnologia e economia do Brasil

Plataforma PetrobrásPossuindo tecnologia avançada, é um país que já se sobressai na fabricação, por exemplo, de navios submarinos e aviões, haja vista a Embraer, hoje a terceira maior fábrica de aeronaves do mundo. Participou na construção da Estação Espacial Internacional – EEI, abaixo do Equador, foi o único país nesse investimento.
Destaca-se ainda, como precursor na produção do combustível alternativo – o etanol, proveniente da cana-de-açúcar. Hoje, a subsidiária Petrobrás Biocombustível é a empresa destinada a produção do biodiesel e etanol, através de origens renováveis como biomassa e produtos agrícolas.
A escalada do Brasil junto às maiores economias do mundo, deve-se a fatores que, interagidos, proporcionaram seu avanço no ranking. 




__________________________________________________________


Farmácia Popular terá remédio de graça para asma

 

O Ministério da Saúde incluirá, a partir de 4 de junho, no programa Saúde Não Tem Preço, medicamentos para asma de forma totalmente gratuita à população. Além de já ter acesso a 11 medicamentos para hipertensão e diabetes nas 554 farmácias populares da rede própria (administradas e montadas pelo governo) e 20.374 da rede privada, a população poderá retirar mais três medicamentos para asma, em dez apresentações. São eles: brometo de ipratrópio, dirpoprionato de beclometasona e sulfato de salbutamol.
A ação faz parte do programa Brasil Carinhoso, lançado, nesta segunda-feira (14), pela presidenta Dilma Rousseff. O objetivo do programa é tirar da miséria crianças de 0 a 6 anos de idade. Para atingir essa meta, o governo vai ampliar o Bolsa Família, aumentar o número de creches no país e a distribuição de medicamentos para crianças. “O Estado brasileiro tem o compromisso e o dever de cuidar de suas crianças. Somente é possível retirar uma criança da miséria se retirarmos toda sua família”, avaliou a presidenta, durante lançamento do programa.
A expectativa do ministério é que a inclusão dos medicamentos tenha impacto positivo especialmente na saúde infantil. A asma está entre as principais causas de internação entre crianças de até 6 anos. Em 2011, do total de 177,8 mil internações no Sistema Único de Saúde (SUS) em decorrência da doença, 77,1 mil foram crianças de 0 a 6 anos. Além disso, cerca de 2,5 mil pessoas morrem por ano por conta da doença. O ministro da Saúde, Alexandre Padilha, destacou a importância da inclusão dos medicamentos no programa. “Estamos dando um passo importante para reduzir o número de internações e de óbitos que ainda existem. Nós não só estamos salvando vidas, mas estamos também estimulando melhor o desenvolvimento”, disse o ministro.
Os medicamentos incorporados já fazem parte do elenco do programa Farmácia Popular, ou seja, são ofertados à população com até 90% de desconto nas unidades da rede própria e privada. Com a inclusão deles no Saúde Não Tem Preço, o valor de referência (estabelecido pelos laboratórios produtores) será mantido e o governo assumirá a contrapartida que era paga pelo cidadão.


 

_______________________________________________________________________________





Igarassu entrega 151 casas nesta sexta-feira

Está aí, uma boa notícia. A Prefeitura de Igarassu entrega nesta sexta-feira (11), às 10h, 151 casas do Residencial Igarassu. Destas, cinco são adaptadas para portadores de deficiência física. A iniciativa faz parte do programa Minha Casa, Minha Vida, do Governo Federal em parceria com os municípios.
As famílias contempladas atenderam aos seguintes critérios: renda mensal de até três salários mínimos; moradias interditadas pela Defesa Civil; situação de vulnerabilidade social. Além disso, foram levados em consideração o número de filhos e o endereço, pois o candidato precisava  residir na cidade nos últimos dois anos.
_______________________________________________________________________________________________

Aprovado parecer contra cobrança de cheque-caução

Foi aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) o parecer favorável do senador Humberto Costa (PT) ao projeto que torna crime a cobrança de cheque-caução ou de qualquer outra garantia pelo atendimento médico-hospitalar emergencial. O projeto de Lei, de iniciativa da Presidência da República, foi votado nesta quarta-feira (09) e segue agora para o plenário do Senado Federal.
A matéria inclui a cobrança das garantias em crime previsto no Código Penal, modificando o Decreto-Lei nº 2.848/1940. O projeto criminaliza também a exigência do preenchimento prévio de formulários administrativos como condição para o atendimento médico-hospitalar emergencial.
A pena prevista no texto é a de detenção de três meses a um ano, e multa. Caso a negativa de atendimento resulte em lesão corporal de natureza grave, a pena poderá ser dobrada e, triplicada, caso resulte na morte do paciente.


_______________________________________________________________________________________

Senado aprova seguro-desemprego sem FGTS




A Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado aprovou nesta quarta-feira (09) projeto de lei que garante o pagamento do seguro-desemprego por três meses a empregados domésticos demitidos sem justa causa. Para ter direito ao benefício, o trabalhador doméstico precisa comprovar vínculo de emprego por, no mínimo, 15 meses ao longo dos últimos dois anos e estar em dia com as contribuições previdenciárias.
O projeto de lei, proposto pela senadora capixaba Ana Rita (PT), não exige dos empregados domésticos a inscrição no Funda de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). Atualmente, apenas 6% dos trabalhadores domésticos têm direito ao seguro-desemprego pelo fato de estar inscritos no FGTS. A relatora do projeto de lei, senadora Lídice da Mata (PSB-BA), opinou que “isso é uma discriminação”, pois o objetivo do fundo é formar patrimônio para o trabalhador usar em caso de demissão imotivada, na aposentadoria ou na aquisição da casa própria, e não como garantia de renda.
Se não houver nenhum recurso para votação no plenário do Senado, o texto seguirá para análise da Câmara dos Deputados. Com informações da Agência Brasil.

____________________________________________________________



Redações Vencedoras do 1º Concurso de Desenho e Redação da CGU (CONTROLADORIA GERAL DA UNIÃO)
Vejam o assunto que foi abordado por elas "política", enquanto nós adultos achamos esse assunto tão chato, crianças que são o futuro da nossa nação estão mais por dentro do que nós, devemos seguir o exemplo delas.Pois votar é um dever de todos.

5ª SÉRIE (6º ANO)


1ª Colocada: Rafaela Alves da Silva –  11 anos – Mato Grosso:

Os direitos dos cidadãos


        Todos os cidadãos têm direito de saber como está sendo gasto o dinheiro público, dinheiro que nós pagamos através dos impostos. Esse dinheiro que pagamos contribui com merenda escolar, creches, escolas, assistência aos idosos, saúde e remédios, esgotos, apostilas que recebemos na escola, postos de saúde e outros órgãos em benefícios da população.
        A população tem o direito de saber como esses recursos estão sendo aplicados. Às vezes, infelizmente, existem administradores desonestos que se apropriam do dinheiro público, enquanto a população fica sem atendimento médico, sem merenda escolar, sem obras e serviços essenciais para viver com mais conforto e dignidade.
        Em muitas cidades a população não tem responsabilidade de procurar como está sendo gasto o dinheiro público na sua cidade, e é por isso que ela não anda para frente, não tem esgotos e outros recursos necessários para o desenvolvimento da população.
        Cuide bem da cidade que você vive, lute para que ela fique bonita. Procure a prefeitura e discuta sobre os seus direitos, e participe das reuniões da câmara e associações de moradores, assim estarás garantindo o seu direito de cidadão.

2ª Colocada: Verônica Aparecida Marques – 11 anos – Minas Gerais:

Em busca da honestidade


    Nos dias de hoje existe muita corrupção, mas como a sociedade pode fazer para combatê-la?
    Primeiro, saber votar. Porque queremos que políticos honestos governem nosso país. Se não tiver idade para votar, você pode ajudar orientando os eleitores desinformados.
    O mais importante é não vender seu voto, porque, se o fizer, você não votará na pessoa certa, pois quem compra seu voto não tem nenhuma responsabilidade.
    A sociedade também pode fazer muito mais coisas para combater a corrupção. O mais importante é ser responsável, não ser corrupto, etc.
    Se a corrupção toma conta do Brasil, a sociedade pode se juntar para combater. Nós podemos protestar, ir à câmara municipal e exigir das pessoas que cuidam do nosso dinheiro que elas sejam responsáveis, honestas. Se descobrirmos que os corruptos continuam desviando o dinheiro público, podemos fazer um protesto para demiti-los e tentar encontrar uma pessoa com honestidade bastante para administrar o dinheiro que é de todos nós.
    Nós somos uma sociedade do bem, então vamos nos juntar e combater esse problema. Existem muitas pessoas honestas nesse país, e nós não podemos ficar de braços cruzados.
    Vamos lá galera! Vamos nos reunir e lutar para que o dinheiro público seja usado em benefício de uma sociedade mais justa, onde os direitos constitucionais do cidadão sejam respeitados.

6ª SÉRIE (7º ANO)


1ª Colocada: Mayumi Domingues Kato – 12 anos – São Paulo:

“A família Anti-Corrupção”


        Olá, sou o voto. Sou uma das atitudes que podem evitar a corrupção, pois o meu dono é o povo. E sabe como posso ajudar?
        Se cada cidadão me usar com consciência, este grande problema que é a corrupção começará a se resolver, mas se a população me anular, a corrupção só irá aumentar.
        É claro que não sou o único que pode ajudar a resolver esse problema. A cobrança também pode ajudar a resolver, veja como: por exemplo, se o político prometeu construir mais escolas, a sociedade é quem tem que cobrar atitudes assim. Viu como se usa a minha grande amiga cobrança.
        Para votar certo e cobrar atitudes corretas, a população tem que procurar usar a informação, querendo saber o que é que o governo faz com a verba pública, assim  evitando o desvio e lavagem do dinheiro do povo.
        E por último, fazer uso desta maravilhosa dupla, a manifestação e o abaixo-assinado, na luta contra as injustiças do nosso país. Com a manifestação podemos expressar a insatisfação com o governo e pedir a cassação de seus mandatos. E o mesmo pode acontecer com o abaixo-assinado.
        Portanto a família Anti-Corrupção é formada pelo próprio voto, que sou eu, a cobrança, a informação, a manifestação e o abaixo-assinado, utilizados no combate à família corrupção, que é formada pela própria Corrupção, Desvio, Falta de Vergonha e outros menos perigosos.
        Por fim, o lema da família Anti-Corrupção sempre será corrupção não, honestidade sim.
2ª Colocada:  Késsia Mayara da Silva Madureira – 13 anos – Espirito Santo:

“Como a sociedade pode ajudar no combate  a corrupção?”


Somos cidadãos
e temos que ter oportunidade
de dar tchau para corrupção e melhorar a sociedade.

Não só a sociedade, mas também o nosso país
temos a capacidade de criar um mundo feliz.

Como? É fácil, forme uma associação
a associação de fiscalizadores
para dar um basta à corrupção.

De olho em seu dinheiro
observe para onde vai?
será que está sendo desviado
ou está sendo controlado?

Se você não observar, quem paga é você.
preste muita atenção no que o governo vai fazer.

Nossa, que país é esse? Que país diferente
será que conseguiremos formar um país competente?

Se está indo tudo bem, não fique preocupado
não tem corrupção, seu dinheiro está controlado.

O que temos de fazer é tomar uma decisão
colaboramos ou não com a corrupção?

Eu não colaboro
porque isso é errado
pagamos os impostos
e somos prejudicados.

O mundo tem que melhorar
a corrupção acabar, a igualdade crescer,
a verdade aparecer!!!

7ª SÉRIE (8º ANO)


1ª Colocada:  Cinthia Marthins dos Santos – 13 anos – Rio de Janeiro:

Um freio na corrupção


        Sou uma jovem de 13 anos, faço parte da sociedade, portanto sou uma cidadã, embora ainda não tenha o direito ao voto, sei o quanto ele é importante.
        Para combater a corrupção é preciso ter atitudes éticas, como o cumprimento do nosso dever, enquanto seres formadores de opinião e agentes do processo de democracia e eleição dos representantes da população. Em nosso país a corrupção é um mal a ser vencido, combatido e, se possível, extinto. Maus políticos usam o dinheiro público indevidamente, apropriam-se dele sem ao menos nos justificar seus atos ilícitos.
        No entanto, a corrupção não é algo que ocorre somente no mundo político, mas também entre funcionários públicos, esportistas e dirigentes, militares e policiais, como vimos claramente nos últimos filmes onde a temática explorada é a corrupção.
        A atitude corrupta é uma postura desleal e negativa, pois como se pode viver num meio justo de tantas indiferenças sociais em que não se ama o próximo e nem tampouco cuida-se dos excluídos da sociedade.
        Certamente muitas esferas da nossa sociedade praticam atos corruptos em virtude do caráter da impunidade, já que no Brasil os “poderosos” dificilmente são punidos, mesmo que provados seus delitos publicamente.
        Tenho a vida inteira pela frente, mas não quero passar por ela até o final sem um dia enxergar o meu povo brasileiro como vitorioso no combate à corrupção.
2ª Colocada: Ana Cláudia Moser – 13 anos – Paraná:

Como combater a corrupção


        O governo arrecada dinheiro dos impostos e taxas que pagamos, por isso a sociedade deve ficar de olho em que o seu dinheiro está sendo investido. Mas, para que isso aconteça, foram criadas leis que obrigam as prefeituras a prestarem contas sobre o dinheiro gasto.
        A sociedade tem direito de saber os gastos públicos e, se algo estiver errado, devemos denunciar para evitar e combater a corrupção, além de ajudar o município a ter organização.
        Infelizmente existem políticos desonestos que desviam verbas destinadas ao atendimento médico, merenda escolar, obras e serviços essenciais, para viver com mais conforto e dignidade.
        Mas, felizmente, também existe a CGU, que é diretamente ligada à Presidência da República e ajuda na fiscalização do uso das verbas federais, recebendo e apurando denúncias e corrigindo o que está errado. Mas a participação da sociedade também é muito importante, pois a CGU não pode fiscalizar cada uma das muitas cidades do Brasil.
        Com a nossa ajuda, certamente a corrupção diminuirá e faremos um lugar com mais segurança, conforto e dignidade para viver. Denunciar é o primeiro passo e é você que decide se esse passo será dado. Tudo depende de nós.

8ª SÉRIE (9º ANO)


1ª Colocada: Nailda dos Santos Bastos – 15 anos – Acre:

Exercer cidadania: um dever de todos


    Atualmente pagamos impostos de tudo que compramos ou adquirimos, e parte deles é utilizado no município. Esse dinheiro é destinado a investimentos em educação, saúde, segurança, habitação, transporte, etc.
    Com isso, todos nós, cidadãos, temos o direito de saber para onde é destinado o dinheiro, como ele é usado e onde deve ser aplicado. Para que isso aconteça temos que nos unir e procurar saber como o nosso dinheiro está sendo administrado, cobrar nossos direitos e exercer a cidadania.
    Exercer cidadania requer uma nova conscientização da sociedade em geral, que durante anos tem se mostrado passiva frente a tantos escândalos envolvendo políticos corruptos do nosso país, mas, nos últimos anos, ela parece querer romper com seu universo de passividade e agir contra as injustiças que convivemos atualmente.
    Há no nosso país muitos casos de desvio de verbas, má administração do dinheiro público, o que é um crime contra a cidadania. Mas muitos ficam impunes, o que poderia ser mudado. Escolas têm o dever de formar cidadãos conscientes de seus direitos e deveres, para exercer cidadania.
    Portanto, cabe a todos nós exercer cidadania, reagir contra as impunidades, exigir seus direitos sem deixar que o desânimo persista e destrua a esperança que temos de tornar a sociedade em que vivemos em um lugar onde o respeito, a união e a solidariedade estejam presentes.


2ª Colocada: Jéssica de Lourdes Nascimento – Mato Grosso do Sul:

A necessidade de participar

    Muitas pessoas se perguntam sobre o dinheiro dos impostos, mas não basta perguntar somente, e sim fazer com que essas perguntas sejam respondidas.
    Existem várias formas de saber como seu dinheiro está sendo usado, e uma dessas formas é acompanhar as audiências públicas, pois a prefeitura tem o dever de dar satisfação de como o dinheiro está sendo usado em seu município.
    O dinheiro dos impostos deve ser destinado à merenda escolar, à saúde, à construção de escolas, creches, moradias, dentre muitas outras prioridades. Saber como o seu dinheiro está sendo gasto não é só um dever e uma obrigação.
    Se você paga por uma coisa que é para melhorar sua qualidade de vida, você tem o direito de saber se isso está acontecendo ou não.
    Participar não é somente ficar por dentro dos projetos que estão sendo executados no município, mas sim acompanhar, fiscalizar.
    Espero que depois de algumas informações, todos saibam como o dinheiro público está sendo investido.
    Não seja um cidadão pela metade, mas sim um cidadão por inteiro, pois participar é garantir um futuro melhor para todos.
_______________________________________________________________________

Planalto garante  R$ 340 Mi para combater a seca no NE


Governadores do Nordeste e o Governo Federal estão reunidos no 14º encontro do Conselho Deliberativo da Sudene, que acontece no Instituto Ricardo Brennand, no bairro da Várzea, para discutir soluções de combate à seca que atinge a região. Entre os governadores, estão presentes: o de Pernambuco, Eduardo Campos; de Alagoas, Teotônio Vilela; do Rio Grande do Norte, Rosalba Ciarlini; e do Ceará, Cid Gomes.

Já foram anunciados recursos de R$ 340 milhões para o combate a estiagem nos municípios do Nordeste. Também a criação dos comitês “Integrado de Combate à Seca” e o “Gestor do Programa Água para Todos”. Na reunião, também se pediu ao Ministério da Integração Nacional maior agilidade na Transposição do Rio São Francisco.

No encontro também haverá assinatura dos convênios do programa Água para Todos nos estados da área de atuação da Sudene e estarão em discussão a financeirização do Fundo de Desenvolvimento do Nordeste (FDNE) e a linha de crédito emergencial para combate à seca. Será debatida pelos conselheiros a proposta de Projeto de Lei e da Exposição de Motivos referentes ao encaminhamento do Plano Regional de Desenvolvimento do Nordeste (PRDNE) ao Congresso Nacional.

Os outros assuntos em pauta se referem ao Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE). Serão votadas as proposições que tratam do relatório de avaliação das ações do Fundo no primeiro semestre de 2011; do Programa de Aplicação dos recursos do FNE para o exercício de 2012; da alteração nas prioridades do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste para o Exercício de 2012, e da alteração promovida pela Portaria MI nº 118, de 07 de março de 2012, que estabeleceu vedações a setores contidos nas diretrizes e orientações gerais ao Programa de Aplicação do Fundo para o exercício de 2012.


_________________________________________________________

Maioria do STF diz sim a cotas na universidades




Agência Brasil (Brasília) – A reserva de vagas em universidades públicas com base no sistema de cotas raciais foi considerado constitucional pela maioria dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). O ministro Cezar Peluso foi o sexto a votar favoravelmente e, com isso, garantiu a legalidade do sistema de cotas nas universidades públicas. “Não posso deixar de concordar com o relator que ideia [cota racial] é adequada, necessária, tem peso suficiente para justificar as restrições que traz a certos direitos de outras etnias. Mas é um experimento que o Estado brasileiro está fazendo e que pode ser controlado e aperfeiçoado”, disse Peluso.

Além dele, os ministros Ricardo Lewandowski, Luiz Fux, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Joaquim Barbosa se posicionaram pela constitucionalidade do sistema. Mais quatro ministros ainda irão votar – Gilmar Mendes, Marco Aurélio Mello, Celso de Melo e Carlos Ayres Britto. Os votos já dados ainda podem ser mudados enquanto não for concluído o julgamento, entretanto, o resultado é considerado praticamente certo. O ministro Antonio Dias Toffoli se declarou impedido de votar, porque quando era advogado-geral da União posicionou-se a favor da reserva de vagas. Por isso, dos 11 ministros, somente dez participam do julgamento.

Para o partido Democratas (DEM), autor da ação que questiona as cotas raciais para ingresso na Universidade de Brasília (UnB), esse tipo de política de ação afirmativa viola diversos preceitos fundamentais garantidos na Constituição. A UnB foi a primeira universidade federal a instituir o sistema de cotas, em junho de 2004. Atos administrativos e normativos determinaram a reserva 20% das vagas a candidatos que se autodeclaram negros (pretos e pardos).

Fonte: Folhape.com.br

 

____________________________________________________________

Governo lança programa em defesa da Caatinga




Em comemoração ao Dia da Caatinga, bioma único no mundo, o governador Eduardo Campos lança nesta sexta-feira (28), às 17h30, no Palácio do Campo das Princesas, o programa “Caatinga Sustentável”. Ele também assina o decreto de implantação da Estação Ecológica (ESE) de Serra da Canoa, em Floresta.

Serra da Canoa será uma Unidade de Proteção Integral, com 8 mil hectares, resultado de estudos técnicos desenvolvidos pelas equipes da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade de Pernambuco (Semas), que confirmaram as boas condições da biodiversidade da área. A proposta da UC em Floresta partiu da organização não-governamental SOS Caatinga, com sede no município.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Sustentabilidade, Sérgio Xavier, o programa “Caatinga Sustentável” vai contemplar ações de proteção de recursos hídricos, educação ambiental e geração de renda por meio do incentivo a atividades econômicas sustentáveis junto às comunidades que vivem na região do semiárido.

Fonte: Folhape.com.br


____________________________________________________________________________


Vereadores fogem dos humoristas do CQC

Alguns parlamentares correram para se esconder nos gabinetes



Jairo Britto não escapou da entrevista de Rolnad Rios
Ao saber que os jornalistas-humoristas do programa CQC estavam na Câmara de Vereadores do Recife para questionar o aumento salarial de 62% concedido no final do ano passado, os parlamentares suspenderam os trabalhos e anteciparam o encerramento da sessão, promovendo uma verdadeira “debandada”. Os que não conseguiram sair, correram para se esconder dentro de seus respectivos gabinetes.

O lamentável acontecimento, que reflete o despreparo dos parlamentares locais para lidar com situações inusitadas, rendeu cenas memoráveis, como por exemplo, o vereador Inácio Neto (PSB) correndo desesperado pela rua do Princípe para evitar falar com a equipe de TV. Enquanto o repórter Ronald Rios conversava com outras pessoas na saída dos vereadores, na esperança de conseguir abordar algum deles, Inácio fugiu pela entrada de acesso da população, na rua do Princípe, certo de que conseguiria sair sem chamar atenção. Mas transeuntes denunciaram que havia um vereador indo embora, e os humoristas foram atrás do socialista, que fugiu correndo sem dar entrevista.
Outros parlamentares também traçaram uma rota de fuga. Eduardo Marques (PTB) e Amaro Cipriano, o Maguary (PSB), saíram de táxi para disfarçar, e mandaram os motoristas seguirem separadamente com seus carros. Marília Arraes (PSB), Augusto Carreras (PV) e o presidente da Câmara, Jurandir Liberal (PT), saíram sem serem vistos, apesar do plantão feito pelos repórteres na porta da Casa. Dentro do plenário, o grupo só conseguiu conversar com Almir Fernandes (PCdoB) e Vera Lopes (PPS). Do lado de fora, foram ouvidos Marco di Bria (PTdoB), Jairo Britto (PT) e Jadeval de Lima (PTN).




Fonte: Folha de Pernambuco

_____________________________________________

Farmácia Popular


Algumas pessoas que utilizam medicamentos de uso contínuo estão nos procurando para ingresso com ações judiciais, buscando do Estado a prestação do serviço com o fornecimento dos mesmos.
Na maioria dos casos, as pessoas desconhecem a existência da parceria do Ministério da Saúde com as farmácias particulares. Ocorre que as farmácias fornecem os medicamentos de uso contínuo, prestam contas e após são ressarcidas pelo Governo Federal.
Percebendo o desconhecimento e a procura de populares desejando acesso a medicamentos, optei em dar publicidade ao convênio existente, onde a Farmácia Popular apresenta-se muito próximo de todos, ou seja, em torno de 30 (trinta) farmácias particulares em Criciúma que optaram pelo credenciamento de seus estabelecimentos no Programa "Aqui Tem Farmácia Popular". Na região, esse número chega a 60 (sessenta).
As farmácias que optaram pelo credenciamento estão devidamente identificadas com material publicitário fornecido pelo Ministério da Saúde, indicando "Aqui tem Farmácia Popular".
Caro leitor, os medicamentos fornecidos pelo programa estão disponibilizados nas respectivas farmácias, para tanto é necessário que todos confeccionem um cadastro e tenham em mãos o receituário com a prescrição do tratamento.
Com o credenciamento das farmácias, criou-se maior aproximação, facilitou-se o ingresso do consumidor aos locais de venda, cuja logística é fundamental para que a população tenha acesso, de forma gratuita, aos medicamentos indispensáveis para seus tratamentos.
É fundamental também que seja dada publicidade constante, para que todos, sem distinção, tomem conhecimento da existência desse benefício que é obrigação do Estado, conforme estabelecido na Constituição da República.
Assim, acesse o site do Ministério da Saúde por meio do endereço eletrônico www.portal.saude.gov.br, localize a farmácia que está mais próxima, busque informações, faça o cadastramento, mas lembre-se de que os medicamentos relacionados no material publicitário fornecido pelo Ministério da Saúde são fornecidos gratuitamente.
Contribuindo para uma vida menos estressante. Fonte:Júlio Cesar Kaminski, Advogado
____________________________________________________

Prazo para solicitar ou regularizar título eleitoral se encerra em um mês


Quem precisa resolver pendências com a Justiça Eleitoral, como revisar dados pessoais, transferir o título eleitoral de zona ou município ou até mesmo tirar o documento, o prazo do Tribunal Superior Eleitoral se encerra em 30 dias, no dia 09 de maio. Este também o prazo para portadores de necessidades especiais e idosos solicitarem mudança para uma seção mais próxima ou de fácil acesso.

Para tirar o Título Eleitoral pela primeira vez, o cidadão deve procurar o cartório eleitoral responsável pela região onde mora, munido de carteira de identidade, comprovante de residência, certificado de alistamento militar ou carteira de reservista das Forças Armadas (caso seja homem maior de 18 anos). Segundo a Justiça Eleitoral, Carteira de Habilitação e Passaporte não serão aceitos para a identificação.


Os eleitores que estão com o título suspenso ou cancelado também devem aproveitar o prazo, pois não terão seu nome na folha de votação de sua seção eleitoral. Já quem apenas deseja requerer a segunda via do documento sem que haja alteração nos dados tem até o dia 27 de setembro, dez dias antes das eleições, para solicitar.

Para a solicitação de transferência, seção eleitoral de fácil acesso e/ou revisão de dados, basta levar o documento de identidade com foto e o comprovante do novo endereço.