História de Paulista




bandeira de paulista

Hino da cidade do Paulista


O antigo Engenho de Manuel Navarro
Cresceu e para o mundo despontou
É hoje palco de um progresso imensurável
Paulista, símbolo da graça e do labor!
Em teu rico solo, o choro é riso
Doce paraíso encantador
Onde os dias têm mais luz
Onde as estrelas têm bem mais fulgor
Em cima, o céu é mais azul, é mais bonito
Em baixo, a brisa tem aroma de eucalipto
Teu povo é mais ordeiro e mais gentil
Paulista, fração linda do Brasil (BIS)
Qual grande lençol verde se agitando
Teu mar faz do teu leste atração
Enquanto o Sol que é bem mais Sol sobre teu solo
Esquenta o ar, esquenta a vida esquenta o chão
És o apogeu de um sonho lindo
Esplendor de um dia de verão
Onde a paz reside em paz
Onde as roseiras bem mais rosas dão
Em cima, o céu é mais azul e mais bonito
Embaixo, a brisa tem aroma de eucalipto
Teu povo é mais ordeiro e mais gentil
Paulista, fração linda do Brasil!

Paulista PE

Município Pernambucano localizado a escassos quilômetros ao norte da capital, Recife, fazendo fronteira ao sul com o município de Olinda e ao norte com o município de Igarassu. Uma das suas principais atrações turísticas é o Park Aquático Temático Veneza Walter Parque, sem esquecer de suas excelentes praias repletas de coqueiros com areia fina e águas tranquilas ideais para o banho e a pratica de todos os esportes náuticos. Como monumento civil mais importante merece especial destaque o Forte do Pau Amarelo, situado na praia que possui o mesmo nome.

HISTORIA PAULISTA PE

No começo Paulista era uma Vila com duas freguesias, Paratibe e Maranguape, e formava parte do município de Olinda. Suas principais fontes de renda eram a indústria, a pesca e a agricultura, em especial a cana-de-açúcar.

A meados do século XVI as terras de Paratibe e Maranguape foram doadas por Duarte Coelho a Jerônimo de Albuquerque pelos serviços prestados a colônia.

Anos mais tarde, Jerônimo de Albuquerque cedeu as terras de Paratibe a Gonsalo Mendes Leitão, no momento de contraer matrimônio com sua filha. Posteriormante com a morte de Mendes Leitão seus herdeiros venderam as propriedades, dividindo-se a partir deste momento em Paratibe de Cima e Paratibe de Baixo.

No ano 1656 a frequesia de Maranguape foi adquirida por João Fernandes Vieira e a finais deste século, no ano 1689, as duas frequesias, Paratibe e Maranguape, foram vendidas a Manoel Alves Morais Navarro, conhecido como Paulista, dando origem ao atual nome da cidade.

Os séculos posteriores caracterizaram-se pelo crescimento tanto político como econômico para a cidade. Paulista foi o segundo distrito de Olinda até o ano de 1935, o qual se converteu em município independente e atualmente está formado pelos distritos de Paratibe, Navarro, Conceição, Janga, Pau Amarelo, Nobre e Maranguape.

Atualmente suas principais fonte de ingresso são a indústria, o comércio e o turismo. Durante todo o ano é visitado por turistas de todas as partes do mundo, que encontram em seus monumentos, Igrejas e excelentes praias, destacando a Praia de Maria Farinha onde encontra-se um dos Parques Aquáticos mais importantes e visitados de todo o Brasil, Veneza Walter Parque , o lugar ideal para descansar e relaxar no período de férias.

PASSEIO TURISTICO PAULISTA PE


Centro Histórico Consolidado - Paulista - O Centro Histórico consolidado de Paulista construiu-se nos primeiros anos do século XX. Está formado pelas fábricas da Companhia de Tecidos Paulista, as Vilas Operárias, o Jardim dos Coronéis e a Igreja de Santa Isabel, um dos seus monumentos religiosos mais importantes.


Prefeitura Municipal - Paulista - A Administração Municipal de Paulista está localizada na Praça Agamenon Magalhães.


Igreja de Santa Isabel Rainha de Portugal - Paulista - Igreja de Santa Isabel Rainha de portugal é uma das mais importantes do Centro Histórico de Paulista. Está localizado na Praça Agamenon Magalhães, junto a Prefeitura Municipal, e foi construída pela família Lundgren em homenagem a sua matriarca, Elizabeth Lundegren.


Igreja de São João da Barra Mansa - Maria Farinha - A Igreja de São João da Barra Mansa está localizada na Rua Afonso Pena na localidade de Maria Farinha, em frente ao canal de Santa Cruz e o Rio Timbó. Foi construída pelos nativos do lugar no ano 1888.


Rio Timbó - Passeios em Barca - Maria Farinha - O Rio Timbó é o principal rio do município de Paulista e sua desembocadura está localizada entre a Praia de Maria Farinha e a localidade de Nova Cruz em Igarassu. Existem várias empresas marítimas que realizam passeios em barcos ou catamarãs pelo rio, onde é possível observar a beleza dos mangues e conhecer um pouco mais da história desta cidade. Em seu percurso destacamos as ruínas do antigo porto, conhecido como Porto Arthur, e as belas casas de veraneio situadas à beira do rio.


Parque Aquático Temático Veneza Water Park - Maria Farinha - O Parque Aquático Temático Veneza Walter Park está localizado na Avenida Claúdio José Gueiros Leite a beira mar da praia de Maria Farinha, a 20 km de Recife e 10 km de Olinda. É uma das atrações turísticas mais visitadas do município um dos parques aquáticos mais importantes da América Latina. Possui todas as atrações típicas destes parques, tobogans, piscinas com ondas, rios, saunas, além de amplas zonas verdes onde se pode descansar, restaurantes e bares nos quais podemos apreciar a deliciosa gastronomia da região. É um lugar ideal para passar uma longa jornada de diversão acompanhado de toda a família.


Igreja Nossa Senhora do Ó - Maria Farinha - A Igreja Nossa Senhora do Ó, está localizada na Praia de Maria Farinha, Avenida Claúdio Gueiros Leite, e foi construida nos primeiros anos do século XIX.


Igreja Nossa Senhora da Conceição - Conceição - A Igreja de Nossa Senhora da Conceição, localizada na Rua João Sérgio de Farias de la Praia de Conceição, foi construida no ano de 1842 com pedra de pedreiras. Destaca emfrente de sua fachada principal um belo cruzeiro construido com o mesmo material da Igreja.


Forte do Pau Amarelo - Pau Amarelo - O Forte do Pau Amarelo,também conhecido como Fortaleza Nossa Senhora dos Prazeres, está localizado na praia de Pau Amarelo, município de Paulista. Foi construido pelos portugueses, entre o século XVIII e o século XIX, e utilizado para defesa da praia e de toda a zona. Atualmente é propriedade do Estado e pode ser visitado.


Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Médicos - Capela do Janga - Janga - A Igreja de Nossa Senhora da Conceição dos Médicos, conhecida popularmente como Capela do Janga, está localizada na praia do Janga, a beira mar do oceano Atlântico. Não se sabe com exatidão a data de sua construção, mas existem documentos que falam deste tempo já nos primeiros anos do século XIX.


Parque Ecológico do Janga - Janga - O Parque Ecológico do Janga é uma das maiores reservas florestais do Estado de Pernambuco. Com cerca de 700 hectares foi declarado de Utilidade Pública e está composto da Mata Atlântica, mangues, colinas e várzeas. É um lugar bastante frequentado pelos amantes do turismo ecológico e em seu interior destacamos a Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres, atualmente em estado de ruínas.


Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres A Igreja de Nossa Senhora dos Prazeres está localizada no alto de uma colina do Parque ecológico do Janga. Foi construida a mediados do século XVII por João Fernandes Vieira, sendo a primeira paróquia em constituir-se no município de paulista. A mediados do século XX um incêndio fatal destruiu a Igreja completamente e atualmente se encontra em estado de ruínas


Reserva Ecológica do Jaguaribe A Reserva Ecológica de Jaguaribe foi plantada no ano de 1987 e conta com uma grande variedade de exemplares de mata Atlântica. Está localizada a 12 km da capital do município.

PRAIAS PAULISTA PE


Praias As praias de Paulista são praias de areias finas e águas tranquilas especialmente indicadas para o banho e a prática de todas os esportes náuticos. Uma das mais visitadas é a praia de Maria Farinha lugar onde encontram-se alguns dos monumentos e atrações mais visitadas pelos turistas, destacando a Igreja de Nossa Senhora do Ó e o Parque Aquático Temático Veneza Walter Park.


Praia de Maria Farinha Praia com areias finas, águas tranquilas, coqueiros e grande quantidade de sargaços. Localizada entre o rio e o mar, é bastante conhecida pelos amantes dos esportes náuticos. Nas suas proximidades ademais de numerosos bares e restaurantes onde podemos apreciar a rica gastronomia da região, também pode-se realizar passeios em ultraleves. É o principal ponto turístico de todo a cidade e em suas imediações destacam a Igreja de Nossa Senhora do Ó e o Veneza Walter Park, um dos parques aquáticos mais importantes do Brasil.


Praia da Conceição Praia pequena e urbana com 500 metros de lonngitude. Conta com tudo que o turista necessita, areias finas, águas tranquilas, coqueiros e recifes de coral com piscinas naturais.


Praia do Ó A praia do Ó, caracteriza-se pela grande quantidade de bares que enchem os quase 2 km de longitude.


Praia de Pau Amarelo A praia de Pau Amarelo está localizada no bairro de seu mesmo nome, lugar onde merece especial destaque um dos monumentos civiles mais importantes do município, o Forte de Pau Amarelo. Em alto mar quando baixa a maré formam-se as maravilhosas piscinas naturais.


Praia do Janga Praia urbana localizada no bairro do Janga. É conhecida pelas numerosas atuações de grupos de dança que realizam por todo o seu passeio, dançando a tradicional 'Ciranada' . Conta com numerosos bares.

FOTOS PAULISTA PE



praia de marinha farinha

igreja de santa isabel

igreja nossa senhora do ó

praias do janga


praia de marinha farinha

chaminé da fábrica arthur



MAPA PAULISTA PE

 
Mapa
Satélite
Híbrido

Nenhum comentário: